2.26.2007

Fui o meu irmão por 2 horas...

Há pouco tempo atrás fui confundido num bar em Lisboa por outra pessoa.
Uma situação perfeitamente normal no dia a dia... Mas neste caso, esta pessoa confundiu-me com o meu irmão... Para quem não sabe o meu irmão é mais velho do que eu três anos, e eu ao longo do tempo habituei-me a que trocassem o meu nome pelo nome dele... Mas desta vez era uma situação completamente diferente, confundirem me realmente com ele ainda não me tinha acontecido... E quando isto me aconteceu, vi logo ali uma oportunidade de me divertir um pouco... visto que até nem tinha nada para fazer nesse preciso momento...
Este amigo dele fez-me uma grande festa quando me viu, o que eu achei imediatamente muito estranho! Mas como costumo tocar em tantos locais, e falar com tantas pessoas diferentes... por vezes a minha memória falha-me (tenho de fazer um upgrade na Chip7...) E aquela cara até me era um pouco familiar, mas apenas por saber que ele se dava com o meu irmão, mas ok... decidi alinhar.
Começo a falar como se já não estivesse com ele à imenso tempo, e faço também uma grande festa! E disse:
“-É pá!!!... Há quanto tempo já não nos víamos! Está tudo bem contigo? E tal...” , E decidi irmos beber uma imperial juntos, mas estava tudo a ser fácil demais para manter um dialogo, eu decidi inventar um pouco, fui lhe dizendo que tinha feito recentemente uma pequena tatuagem numa das nádegas com o meu signo do horóscopo, etc... (tudo brincadeira, que ele não sabia. hehehe ;-)
E de facto, tudo corria bem até ao momento em que ele perguntou como estava a mulher do meu irmão, ou seja a minha cunhada na realidade... E eu nesse momento vacilei... Pensei, digo-lhe realmente quem sou? Ou continuo com isto?... E claro, como seria de esperar CONTINUEI!!!... Respondi:
“-Está um espectáculo!!! Cada vez mais gira! Apesar de estar muito chata, ela é a mulher da minha vida! Mas ultimamente anda um pouco atarefada... ela está neste momento a fazer um curso de olaria tradicional nas Caldas da Rainha (ao dizer isto eu tentava ao mesmo tempo manter-me com um ar sério)”. E este rapaz começou a rir-se... Ao que eu respondi que era de facto verdade, e que não era motivo de vergonha, porque achava que a cultura popular ia estar de novo em alta, e etc... Ele lá engoliu aquilo... Mas eu sem nunca sequer desconfiar sequer quem era realmente este gajo... Enlace... Mais adiante trocamos os números de telemóvel e disse-lhe para me dizer alguma coisa, tipo para ir lá a casa jantar... Gostava imenso que ele lá fosse a casa (visto que ele falava tão bem do meu irmão, da minha cunhada e até dos sogros do meu irmão...) hehehe

Como é óbvio, eu nunca disse nada ao meu irmão... e até hoje ele também nunca me disse se este amigo lhe ligou...

Mas no fundo, eu até o gostava de ver de novo... Para mim já se tinha tornado também meu amigo... Pelo menos durante aquelas duas horas em que estivemos na conversa...

Como diz o Sérgio Godinho:
“- (...) Porque hoje fiz um amigo, e coisa mais preciosa no mundo não há! (...)”

heheheh

2.19.2007

Faltam-me as palavras...

Recentemente aconteceu-me um daqueles típicos episódios em que nos faltam as palavras…
E nesse momento relembrei-me de uma história que me ocorreu em New York enquanto lá estive a trabalhar. Eu sempre me considerei um supra sumo do poliglotismo, e sempre achei que falava todas as línguas, e que facilmente me faria entender por todos os seres em qualquer lado a que fosse… Apesar de falar fluentemente o inglês e de arranhar um pouco de francês e espanhol, por vezes acabam por me faltar no vocabulário certas expressões técnicas das línguas em questão. E o meu episódio foi o seguinte:
Um dia, quando estava num laboratório lá pelos lados das Américas precisei de uma junção para uma peça, a qual nós vulgarmente apelidamos de uma "Anilha”… Mas como é obvio eu não me lembrei do nome especifico para determinar anilha, e decidi pela lógica do desenrasque pedir por uma junção, ou antes… um “Joint”!
Mas quando pedi o joint aos meus colegas americanos, algo aconteceu, repentinamente todos eles me olharam com se eu fosse o Lúcifer em pessoa mas encarnado na pele do Bambi!
Eles com um misto de pena e de repugna, disseram-me que não tinham e que não sabiam onde havia, mas no laboratório certamente não seria um local para ter joints! A minha alma ficou parva… eles não me queriam dar a maldita joint estes Bush’s do “camandro”! Pensei eu…
E lá tive eu de ir procurar sozinho pela maldita anilha!!! E logo naquele dia que eu queria me despachar mais cedo para me poder ir divertir de novo para Manhattan, e estes gajos decidem-me atrasar mais!... Que malandros!....
Mas para mim a maior surpresa veio no final do dia, quando me disseram que afinal ainda me poderiam arranjar as anilhas caso eu ainda estivesse interessado, mas apenas dois dias depois!
Agora é que eu estava completamente estupidificado! Para que é que eu iria querer uma anilha no Fim-de-semana??...
E mais se eles sabiam onde estavam porque não me tinham dado anteriormente? Só mesmo para me chatearem!

Mas mais tarde, já durante a noite enquanto bebia um copo num bar no SOHO, desato a rir sozinho…
Tinha me recordado…

ANILHA = GASKET (anilha de junção de objectos)
JOINT = CHARRO (sim daquelas que se fuma… e dá uma grande moca!)

2.16.2007

Vida de pobre é danada!


Como sabem, estive em casa sem trabalhar… E como:

Trabalho = Dinheiro
Doença = Sem Trabalho
Despesas = Sem Dinheiro
Logo:
Doença + Despesas + sem Dinheiro = Estou lixado

E hoje enquanto fazia as contas do dinheiro que ainda tenho disponível do corrente mês (os dez dedos da minha mão chegaram perfeitamente para o contar, apesar de terem sobrado os mindinhos), reparei que a única coisa que ainda tinha para gastar até ao final do mês seriam os dias! Porque dinheiro não seria certamente! E os dias ainda são alguns… que estou a pensar de uma forma instrutiva de como os gastar…
Mas o que eu acho imensa piada, é que ainda assim podemos fazer uma vida em grande!
Não há muito tempo fui comprar uns Cd’s para mim daqueles que estão em super promoção na Valentim de Carvalho (o que recomendo!) e que são tão baratos que às vezes eles tem de nos pagar para os termos de levar. Mas o interessante é quando a empregada ao ver-me com todos estes Cd’s de 1 € cada, perguntou-me:

”-É para embrulhar?”, e eu não hesito e respondo:

”-Claro que sim!... Sabe… Eu adoro receber prendas!!!...”.

E deste modo saí da loja super, hiper, mega, ri-fixe de contente!!! E agora até ao final do mês vou poder alegrar-me a mim mesmo colocando um presente de 3 em 3 dias na minha caixa de correio.
O que dizer… adoro pensar que se lembram de mim... e deste modo esqueço-me também desta crise que tanto me assola!

2.14.2007

O acessório!



Hoje de manhã após tratar da minha higiene pessoal, e enquanto me preparava para vestir dei por mim num dilema… Tinha me esquecido do mais importante acessório que nos acompanha diariamente… a pequena túnica que cobre as nossas “vergonhas”… Estava sem shorts… e agora teria de atravessar a gelada casa para chegar ao quarto e retirar uns da gaveta… E pronto já o dia tinha começado mal, ainda não eram 7 horas da manhã e já tinha os “tintins” enregelados com tal frio… Que desgraça a minha!
Como poderia ter esquecido de tal apetrecho? Entretanto ao abrir a gaveta deparo-me com uma gaveta que parecia um anuncio da Benetton, eram só cores e feitios cada um mais feio que os outros, estavam ali alinhados como que vestígios de uma vida imensas cuecas, boxers, shorts, fruto de prendas de natal do mais mau gosto que se possa imaginar… Só mesmo de quem queremos que passe vergonha é que utiliza este padrões, mas ok…
É claro que nem falo daqueles que a personalizam no final do dia… porque isso é tão nojento que nem sequer vou dissertar.
Mas ao contemplar tal santuário de santidade e castidade na minha gaveta, reparo que apenas escolho o mesmo tipo de shorts dia após dia. E lembro-me… Se calhar até que conseguia associar a minha idade ao tipo de cuecas que se utiliza…



Por exemplo:


0-3 meses - FRALDAS, de recém nascido.
3-6 meses – FRALDAS, até aos 6 meses.
6-12 meses – FRALDAS, até 1 ano.
12-3 anos – FRALDAS e CUECAS.
3-12 anos – CUECAS, são os Pais que escolhem a roupa… nem tenho a hipótese de escolher.
12-14 anos – CUECAS, começo-me a preocupar com a falta de espaço… e pareço que vou virar um toreiro.
14-20 anos – BOXERS, prefiro adoptar o estilo à solta! Para soltar a fera.
20-21 anos - CUECAS, começa tudo a estar à solta de mais e não quero ficar mal visto na parada da tropa.
21-25 anos – BOXERS, afinal prefiro a liberdade
25-30 anos – SHORTS, como é um misto de boxers com cueca, mostra alguma maturidade
30-45 anos – BOXERS, será que ainda existe a liberdade?
45-65 anos – CUECAS, por favor quero ser um adolescente!!!
65-80 anos – SHORTS, só para parecer um bluff… Já não funciona mesmo...
80-90 anos – FRALDA, sem comentário…


As bloguistas que me perdoe, mas isto hoje foi mesmo um dilema masculo... heheheh

2.11.2007

Politicas...

Como hoje fui votar… Lembrei-me de uma das minhas degradantes históricas politicas…
Como os meus Pais nunca me quiseram influenciar nas cores politicas ou de clubes, os meus tios encarregaram-se disso! O meu adorado tio Zé é uma jóia de homem, divertido, sério, responsável, muito querido por toda a gente… mas um comunista! Pois é! E eu como o adoro, estava sempre a acompanha-lo juntamente com a minha tia a todos os comícios de primeiro de Maio, 25 de Abril, cantava Zeca Afonso e até tinha uma fotografia do Lenine na minha mesa de cabeceira… Mas cedo acabou a minha ilusão… eu tinha um grave problema… e não tem a ver com as ideologias… mas sim com o aspecto… É que os comunas são… Feios!!!
E não estavam habituados a ver um futuro líder deles como eu eventualmente seria um dia, com o aspecto do Deus Grego Apolo…
Eu seria totalmente incompatível como a face do partido, basta admirarmos o seu actual sex simbol o Bernardino Soares (eu sou pelo menos meia hora mais bonito que ele!).
Mas a história de eu ser caçado deste terrivel bom aspecto deu-se no ano de 1984 em plena Avenida Fontes Pereira de Melo, a meio da marcha do 1º de Maio… Eu que ainda sendo apenas uma criança já se verificava ser muito esbelto para os standards dos comícios. O meu Tio como é muito esperto quis me apresentar o Álvaro Cunhal, pensando já assim no meu brilhante futuro.
Mas quando eu vou para dar um beijinho (fraternal e de respeito) ao Álvaro Cunhal, oiço a voz de um homem que afastava os manifestantes para eu passar, dizer: “Deixem passar a MENINA por favor!!”
E pronto foi a gota final!!... O partido não estava preparada para o nível da minha beleza, iria para sempre ter dificuldades de aceitação. E aquela frase dita por um gorila de foice e estrela ao peito iria alterar a minha vida por completo.
O que dizer! Se calhar até poderia ser o Paulo Portas vestido de Drag Queen a caminho da discoteca Trumps, e que tenha ficado deslumbrado por tal beleza natural... Não o censuro.
Mas se foi, seria assim um anjo muito esquisito!...
Só nervos...

2.08.2007

Raridades...


Hoje venho demonstrar uma vertente mais séria que também me caracteriza... A de historiador tipo José Hermano Saraiva.

Por de trás das nossas casas, por vezes existem verdadeiros tesouros escondidos, e eu descobri um fabuloso tesouro de história cinematográfica…
Para quem conhece alguma parte da história da cidade de Loures, deverá de se recordar do velho Cinema dos Bombeiros de Loures que se encontra neste momento apenas como um local polivalente. Este tornou-se num verdadeiro clássico da história dos Sallayos (nome original dado por D. Afonso Henriques no ano de 1170) visto tendo sido construído na década de 30 (se não me falha a informação)
Mas a raridade que se esconde por detrás da minha casa são os restos do primeiro cinema que existiu em Loures. Um cinema outdoor que fora utilizado muito antes do cinema da cidade ser construído, e óbvio que teria de ser na rua… porque até a esse momento o único edifício grande que existia era o edifício principal da câmara municipal, os “Paços do Concelho” …
Esta grande raridade só despertou a minha atenção, quando certo dia decidi perder algum tempo a admirar a vista e descobri que aquela casinha, era afinal uma velha casa de projecção de filmes!

E agora perco-me constantemente no tempo ao contemplar este espaço que se situa na traseira da minha casa. E imagino todas as pessoas das décadas de 20 e 30 que lá passaram... as suas roupas… as suas caras… e sim! todas as suas histórias…

E vocês?
Já alguma vez descobriram um verdadeiro tesouro escondido bem por baixo dos vossos olhos?...

2.07.2007

A saida tão desejada...

Finalmente de novo!

Após tanto tempo sem sair de casa e de ter estado bastante mal de saúde, seria quase óbvio que não iria estar muito tempo de novo de volta do computador, de modo a aproveitar tudo do que antes me seria impossível.
E qual o melhor modo para festejar a minha grande saída de casa?!. Como é obvio o Eterno Ritual dos Sábios… O velho pequeno-almoço na feira da Malveira.
Mas não se iludam os demais curiosos, porque este pequeno-almoço não é para qualquer menino! Estamos a falar de pessoas tal como eu, e o grande Pavão que se levantam às 8 horas da manhã para irem tomar o nutritivo pequeno-almoço na feira da Malveira.
Porque todos sabemos que as melhores decisões são tomadas ás mesa… E por isso nada melhor do que as tomar às 9 horas da manhã, enquanto se come um “Cozido à Portuguesa”, ou uma “Feijoada” com amigos bastante especiais.
Recordem-se que para manter um corpinho Danone como os nossos, isto tem de requer alimentos… e dos bons.
Não se choquem os mais sensíveis! Também podem comer pela manhã, uma “Carne de Porco à Alentejana” ou uma “Bifana” (para a pequenada!) sempre a acompanhar com aquele vinho… assim… tipo… carrascão… entendem??...
Por isso deixo aqui o meu grande agradecimento ao Ruben Gil que me acompanhou nessa magnífica manhã de quinta-feira, e que tanto me alegrou ao partilhar com ele uma bela “Dobrada”.

E se alguém quiser vir ao Eterno Ritual do Sábios, é bem-vindo!

Sun, cumpri a minha promessa de voltar!
;-)