2.19.2007

Faltam-me as palavras...

Recentemente aconteceu-me um daqueles típicos episódios em que nos faltam as palavras…
E nesse momento relembrei-me de uma história que me ocorreu em New York enquanto lá estive a trabalhar. Eu sempre me considerei um supra sumo do poliglotismo, e sempre achei que falava todas as línguas, e que facilmente me faria entender por todos os seres em qualquer lado a que fosse… Apesar de falar fluentemente o inglês e de arranhar um pouco de francês e espanhol, por vezes acabam por me faltar no vocabulário certas expressões técnicas das línguas em questão. E o meu episódio foi o seguinte:
Um dia, quando estava num laboratório lá pelos lados das Américas precisei de uma junção para uma peça, a qual nós vulgarmente apelidamos de uma "Anilha”… Mas como é obvio eu não me lembrei do nome especifico para determinar anilha, e decidi pela lógica do desenrasque pedir por uma junção, ou antes… um “Joint”!
Mas quando pedi o joint aos meus colegas americanos, algo aconteceu, repentinamente todos eles me olharam com se eu fosse o Lúcifer em pessoa mas encarnado na pele do Bambi!
Eles com um misto de pena e de repugna, disseram-me que não tinham e que não sabiam onde havia, mas no laboratório certamente não seria um local para ter joints! A minha alma ficou parva… eles não me queriam dar a maldita joint estes Bush’s do “camandro”! Pensei eu…
E lá tive eu de ir procurar sozinho pela maldita anilha!!! E logo naquele dia que eu queria me despachar mais cedo para me poder ir divertir de novo para Manhattan, e estes gajos decidem-me atrasar mais!... Que malandros!....
Mas para mim a maior surpresa veio no final do dia, quando me disseram que afinal ainda me poderiam arranjar as anilhas caso eu ainda estivesse interessado, mas apenas dois dias depois!
Agora é que eu estava completamente estupidificado! Para que é que eu iria querer uma anilha no Fim-de-semana??...
E mais se eles sabiam onde estavam porque não me tinham dado anteriormente? Só mesmo para me chatearem!

Mas mais tarde, já durante a noite enquanto bebia um copo num bar no SOHO, desato a rir sozinho…
Tinha me recordado…

ANILHA = GASKET (anilha de junção de objectos)
JOINT = CHARRO (sim daquelas que se fuma… e dá uma grande moca!)

11 comentários:

tikka masala disse...

Lindoooooooo!!! Hehe! Até parece uma cena de um livro ou filme (dos bons). E bem contado!

Heidi disse...

É preciso estar muito atento aos termos que usamos, e sobretudo se tentamos traduzir mais ou menos, podem acontecer situacoes constrangedoras :-)
Uma vez cheguei a Londres com uma amiga minha, mas naqueles voos baratos e que chegam a horas muito más. Chegámos à Pousada da Juventude cheias de fome, e já era muito tarde, e tentando saber onde poderíamos comer coloquei a seguinte questão:"where can we find a place to eat food" Como o meu sotaque não roça propriamente o british, é mais o "americanish", ela não conseguia perceber, e mandou-me repetir n vezes, até que disse:"oh, i see, eat food like the microwaves?" Ou seja, eat, hit, e heat, soa à mesma coisa, ela pensou que eu queria aquecer comida no microwaves.

Sun disse...

Como bom português as coisas resolveram-se.
Como foi o Carnaval por esses lados???

Lu disse...

És demais!!!he ehe he
Realmente por vezes acontecem cada uma!! lol

Gio disse...

Muito bom Heidi! Mas espero que pelo menos tenhas comido uma refeição quentinha! ahahah

Sun, passei bem o Carnaval... Loures é de facto muito cool!... Este ano mascarei-me de Pai Natal para rentabilizar o dinheiro que tinha gasto no Natal... Muitos pediram-me prendas, mas aquela hora foi dificil de lhes explicar que as renas estavam de férias nas Bahamas.

Sem duvida Luciana, às vezes acontecem-nos cada uma, que mais parecem duas!
heheheh

Anónimo disse...

Pois bem, Gio! Também eu venho felicitar-te pelo teu merecido espaço na blogosfera e, em particular, por este texto, que me deixou em suspense até ao fim!
Não é só em Português que as palavras nos embaraçam! Parabéns!
Sandra Duarte

Pedro disse...

lol! está giro!
Gostei muito foi do teu perfil..bem original!

vânia disse...

És mesmo bambi! ;)

Eunice Rosado disse...

oh New York, New York... viver em New York, beber copos no Soho, e fumar "Joints" ao fim-de-semana!!
Que visão do paraíso!

(a parte dos joints era só pra tentar ser espirituosa e engraçada, pra variar...)

Gio disse...

Professora Mestre Sandra, Muito obrigado por tal excelsa e distinta honra em ter cedido parte do seu preciso tempo, e gasta-lo nas futilidades deste blog… Muito Obrigado! Volta sempre Sandrinha! ;-)
Grande Pedro, Obrigado pela tua visita. Em relação ao meu perfil… é tudo verdade! Mas não digas nada a ninguém! ;-)
Vânia, pois… que me conhece fica logo encantado como o meu olhar de bambi… os meus ternurentos e imaculados olhitos… ;-)
Nice, melhor que New York é viver ali para os lados de Xabregas, pelo que me dizem… Viver ao lado do estaleiro naval… beber copos nas tabernas… os charros de eucalipto dos dealers locais…
;-)

Ruben Barradas disse...

Que estória comovente...
De uma beleza lacrimejante...
O mais giro e inacreditável é teres assumido que foi sem querer...tá bem, tá...
Foi comós copos de vinho...a mim não menganas!!!!

P.S.-Tou a tentar iniciar um mito, vamos lá ver se a cena pega...