2.08.2007

Raridades...


Hoje venho demonstrar uma vertente mais séria que também me caracteriza... A de historiador tipo José Hermano Saraiva.

Por de trás das nossas casas, por vezes existem verdadeiros tesouros escondidos, e eu descobri um fabuloso tesouro de história cinematográfica…
Para quem conhece alguma parte da história da cidade de Loures, deverá de se recordar do velho Cinema dos Bombeiros de Loures que se encontra neste momento apenas como um local polivalente. Este tornou-se num verdadeiro clássico da história dos Sallayos (nome original dado por D. Afonso Henriques no ano de 1170) visto tendo sido construído na década de 30 (se não me falha a informação)
Mas a raridade que se esconde por detrás da minha casa são os restos do primeiro cinema que existiu em Loures. Um cinema outdoor que fora utilizado muito antes do cinema da cidade ser construído, e óbvio que teria de ser na rua… porque até a esse momento o único edifício grande que existia era o edifício principal da câmara municipal, os “Paços do Concelho” …
Esta grande raridade só despertou a minha atenção, quando certo dia decidi perder algum tempo a admirar a vista e descobri que aquela casinha, era afinal uma velha casa de projecção de filmes!

E agora perco-me constantemente no tempo ao contemplar este espaço que se situa na traseira da minha casa. E imagino todas as pessoas das décadas de 20 e 30 que lá passaram... as suas roupas… as suas caras… e sim! todas as suas histórias…

E vocês?
Já alguma vez descobriram um verdadeiro tesouro escondido bem por baixo dos vossos olhos?...

8 comentários:

Sun disse...

Conheço bem o velho cinema dos Bombeiros de Loures, ainda estive algumas vezes nesse palco. Não sabia era da existência de um cinema ainda mais antigo. É engraçado imaginar a vida dos saloios há décadas atrás, devia ser agitada.

Gio disse...

Elá!!! Estiveste no palco? Calculo que não tenha sido a cantar "As Baleias" do Roberto Carlos...

Sun disse...

Nada disso, toca flauta transversal na banda dos BVLoures. Roberto Carlos não fazia parte do nosso repertório, nós eramos uma banda que toca música clássica.

Gio disse...

AH!!... Daí o fascinio musical!...
Tocar a eterna marcha do 1º de Dezembro! hehehe
Então tu tambem fazias parte desse agrupamento de traidores musicais me acordava nesse feriado!

Sun disse...

É verdade, já saí da banda há 8 anos, mas ainda me lembro bem da arruada. Era muito engraçado, esse dia tinha muita história.

Gio disse...

Eu sempre pensei que esse dia fosse um pretexto para ir comer à casa dos outros…
Não estou muito enganado pois não?
Glutões...

Gina G disse...

Das traseiras da minha casa vê-se uma nora meio destruída e que deve ter várias décadas. Tem graça que eu normalmente também imagino que pessoas lá terão trabalhado, as suas roupas, os seus costumes e como seria a vida nessa altura.
P.S. Também moro em Loures
Beijo

Gio disse...

Que belo tesouro esse Gigi!
Obrigado por compartilhares isso comigo!
A nossa imaginação por vezes leva nos a viver para além do tempo...
Então também és uma "Saloiazinha"!....
ahahaha

Bienvenu!