4.05.2007

Páscoa...


Porque é que as pessoas nos dizem… boa Páscoa!

Boa Páscoa?? Como assim? Boa Páscoa???... Não quererão eles desejar antes bom feriado? Ou para aqueles milhões que se deslocam para o Algarve, boa viagem? Ou boas bebedeiras? Com muito boa sorte para não apanharem policia na estrada? E passarem completamente ao lado de tudo e de todos?
Eu sei que sou um pouco pessimista, e enervo-me com tudo o que geralmente alegra a grande população… Não gosto do Carnaval, porque prefiro andar vestido de palhaço durante todo o ano. Não gosto do “espírito natalício”, porque as pessoas ainda não se aperceberam que os verdadeiros sentimentos devem de ser uma constante durante o ano, e não apenas nos últimos 15 dias de Dezembro. As pessoas festejam o 25 de Abril e adoram o feriado, especialmente quando tem pontes com os fins de semana, e depois votam no Salazar… E agora a Páscoa… Desejam boas festas, desejamos muitos doces tipo ovos de chocolate… Mas que raio de coelho é que “defeca” um ovo de chocolate?
E as amêndoas? Mas que raio? De onde é que elas aparecem?? Especialmente aquelas que o pessoal diz… “-Só gosto das amêndoas de chocolate!!!...”
Pois… amiguinhos… Tal como o Pai natal… por mais incrível que pareça, não existe! (acabei de destroçar corações…)
As ditas Amêndoas de Chocolate não existem… Porque se são de chocolate… não são de amêndoa, certo? Portanto ou são drageias de chocolate, ou são amêndoas revestidas a chocolate!
Mas o mais ridículo, que apesar de inocente, são os familiares que nos dizem com uma nota no bolso: “-Pronto! Toma lá! São as tuas amêndoas!...” ok… nem de chocolate são… e nem sequer querem perder tempo de nos comprar mais umas cuecas, para evitar a violência que já é receber os quinhentos packs na noite do natal…
Para quem não sabe a Páscoa, e escrevendo por linhas simples:
Páscoa vem do o nome de Pessach, que em judaico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Quando o povo hebraico bazou da escravidão do Egipto. (quem não viu o filme 10 mandamentos com o Charles Heston?) E mais tarde com a morte de Jesus Cristo que representa o fim dos tormentos, e a sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada e regrada pelos preceitos de Deus. Para alguns apesar da ressaca o domingo de Páscoa também deveria de marcar a passagem da morte para a vida, e das trevas para a luz. (E não! Não era com Gurosan!)
Hoje, o domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos um flashback nas nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores (não sacanas), e de sairmos do "Egito".

É lá isto hoje quase parecia a eucaristia dominical…

Desculpem o meu desabafo! Mas isto dá-me nervos… o pessoal gozar os feriados e sem saberem porquê…

Muito menos porque fazem como o 25 de Abril… e escolhem o Salazar…
Gozam a Páscoa e não escolhem ser como Jesus.

Os buditas que me perdoem o post! E os ateus que se calem! Porque para negar uma coisa, é reconhecer que ela existe! Se não como a poderiam negar?

15 comentários:

Olelas disse...

Essa do Coelhinho da Páscoa é uma que me anda na cabeça ha algum tempo... é que não conheço nenhum coelho que consiga pôr ovos.... lol

Quanto ao texto.. impecável :) como sempre ;) ja pensaste em colaborar com Gatos, Herman, etc? Olha que se calhar safavas-te... vê la o Nilton.. era ele quem escrevia os textos do Herman :)

Lu disse...

Agora percebi o motivo da tua ausência.. andaste a elaborar este texto para nós!!! :) Obrigado. Por acaso sabia da origem do feriado. Mas é bom saber que ainda há pessoas que se importam em saber o que estão a "gozar".

Depois disto irei com certeza fazer um flashback e sair so Egipto, apesar de não ser uma pessoa sacana! :)

E não desejo Boa Páscoa a ninguém. Desejo sempre que recebam muitas amêndoas e chocolates!

Já agora, curiosidade minha, porque raio escolheram um coelho para simbolizar a páscoa? Mais valia uma galinha que pelo menos põe ovos!!! lool

Beijos, adorei o texto! :D

Eunice Rosado disse...

Muito bem... como sempre. Conquistaste um público assiduo e devoto!

Heidi disse...

Oh Gio, nao podia ser mais verdade. Como é idiota desejar Boa Páscoa,ainda hoje pensei nisso quando saí do work. Apenas lhes disse:"Vão à igreja seus pecadores, nada de Algarves"
Sabes, é amêndoa, mas faz todo o sentido. No algarve há lá muitas amendoeiras, por isso as amêndoas. Amêndo de chocolate, juro que não sei porque é, nem por que sai de um coelho...
Eu um dia tive uma ideia(I had a dream), as pessoas que nao sao religiosas nao deviam "festejar" a Páscoa. Só devia ter feriados santos, quem é religioso. O resto, toca a trabalhar, ou então ponham férias e vão lá pros algarves...ou pra Cuba ou Brasil...

Pekena disse...

Então olha: Boa Páscoa!

Que se traduz em que:
- tenhas um bom feriado;
- faças boa viagem (se fores para algum lado);
- apanhes boas bebedeiras;
- não apanhes polícia na estrada;
- não passes ao lado de tudo e todos, porque assim serás indiferente para aqueles com quem convives!!

Bjs da Pekena **

Gio disse...

Olelas, para isso é necessário o factor "C"... Coisa que não é o meu forte, mas se tiveres um conhecido... heheheh

Luciana, a explicação do coelho é tão ridicula que até eu com a minha imaginação melhor...

Nice, ainda bem! Sabes que és sempre welcome!

Heidi, Em relação ao que falas já acontece... em Portugal não estou certo, mas nos EUA sempre que existe um feriado judaico, apenas os judeus não trabalham.
Ainda bem que em Portugal não é assim, porque se não os portugueses como são mudavam de religião todos os dias...

Pekena, prefiro mesmo a diferença!... ;-)

Klatuu o embuçado disse...

Bem visto! :)

Anónimo disse...

pufexorzituh d guitarra
eu ka n vi exe filme...e kontinuo a n percber bem kem e u hermanuh saraiva k fala k ax maunx pa 2...
xorry pela minha ignoranxia...max dpoix d ler u poxt vime obrigd a konkurdar kntg....lol
a tua ignurante aluna

katia lourex

Heidi disse...

ya, os portugueses vira-casacas...tipo, quem é vitima de maus tratos, nao paga a taxa moderadora no hospital, é ver o portugues com nodoas negras (auto-infligidas) pra tar incluido...
ha um colega meu, que é tao fuinha, tao portugues, que vai dar sangue pra lhe darem um pequeno almoço de graça...

vânia disse...

És grande!! :)

Essa do Salazar também ainda estou para perceber...

Anónimo disse...

A Simbologia do Coelho:

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à Páscoa, pois o animal representa a fertilidade, já que a cada ninhada nascem muitos coelhos. No significado cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, a renovação, reprodução e fertilidade. Por isso, nada melhor do que um animal que se reproduz rapidamente e em grandes quantidades para se tornar o símbolo da festa.

Esclarecido?

Anónimo disse...

O coelho simboliza a convicção e compromisso de muitos cristãos...
"vai ser tão bom...NÃO FOI???"
Onde estão?derreteram...

Lua disse...

LOGIIIIIIICOOO QUE TUDO ISSO AI EXISTE... SE NAO EU NAO ENGORDARIA ATOAA... BHUAAAAAAAAA... vc acabou de me dizer que engordei atoa... pior ninguem me desejou bom feriado... e eu so curti... e nem lembreiiii na verdade que era pascoa... tanto que nemmm comi nenhummm chocolate... mas bebi por todoooos... se brinca por quase todos do mundo... beijo

Lu disse...

Posso saber por onde o menino anda, que está desaparecidissimo???!
Beijos com esperança de estar tudo bem! :)

Olelas disse...

Entao, deve estar a ensaiar para o dia 30 :)